Visto
Foto: Arte TN
Um dos principais assuntos que tem ganhado o centro das atenções nos últimos meses na Câmara Municipal, trata-se da denúncia oferecida pelo munícipe Rafael Carvalho Silva, conhecido por "Rafael do Doce", em desfavor do Vereador Delson Menezes Franco (PP), em relação a duas supostas ações referentes ao suposto envolvimento do edil com a "rachadinha da casa do trabalhador" e também sobre Delson ter tentado esvaziar os quatro pneus do carro oficial da casa legislativa, sem justificativa.
Segundo o parecer lido em sessão plenária, na data de 04/11/2025, constado em ata e registrado por vídeo através do canal oficial da Câmara de Tanguá no portal Youtube, nota-se que a conclusão da Comissão de Ética, entre vários itens, delibera que "entende esta Comissão que o ato cometido extrapola o âmbito de mera irregularidade e atenta contra o decoro e a honra do poder legislativo municipal, tornando insustentável a permanência do vereador denunciado no exercício do mandato."
Seguindo adiante, o que mais chamou a atenção foram as falas anteriores de Delson Franco em diversas sessões registradas também em vídeo da TV Câmara e registradas em ata, que o parlamentar diz "me colocaram na ética por causa de um pneu vazio". Fala essa de Delson que foi reforçada por Sandrinho, em oportunidade de fala na sessão do dia 04/11. Confira abaixo:
"Se esvaziar um pneu de carro, dá cassação, imagine uma viatura da câmara virar ambulância", disse Sandrinho.
Sucedendo a fala de Sandrinho, o Vereador Müller Souza (MDB), então membro da comissão de ética, que atualmente preside a Comissão Processante, que julga o caso da suposta quebra de decoro, deixou no ar que as narrativas de Delson e Sandrinho não são exatamente o que parece.
"Nesse procedimento da comissão de ética, fica claro ali que as imagens mostram 3 pneus esvaziados, com a tentativa do quarto (pneu) ser esvaziado. Mas a pessoa que aqui hoje esta ausente (Delson), falou aqui (plenário) por oito vezes que foi um pneu apenas. Isso deveria ser melhor esclarecido, porque nós que temos carro, sabemos que um pneu esvaziado, é uma coisa praticamente irrelevante, quando são 3 pneus esvaziados, muda-se totalmente o contexto", ressalta Müller.
Em seguida, o Vereador Leo do Jipe (PSDB), em seu discurso, expõe que de fato, as narrativas de Delson e Sandrinho são extremamente vulneráveis de segundo eles, ser "um único pneu esvaziado".
"Eu não imaginava, chegar aos meus 57 anos de idade, no segundo mandato, ter que votar, analisar, uma situação tão séria. Ele diz que esvaziou apenas um pneu, mas foram 3. Tentou-se o quarto, mas não conseguiu. Mas o que está passando pela cabeça de um ser humano, esvaziar pneu?", disse.
Demonstrando sinceridade e desconforto com a situação, o parlamentar relata que aconteceram reincidências:
"Houveram fatos anteriores a esse, até piores do que esse. Mas a gente com conssentimento, com sabedoria, com conversa e diálogo... entendemos que deveria se dar uma segunda oportunidade. Agora não vai ser um aventureiro e chegar de fora e querer gritar e mentir para o povo. Mentir pro povo, fala a verdade, porque eu estou falando a verdade", disparou Leo.
0 comment